Mídia Capitalismo e consumo Supérfluo
A mídia tem estado a serviço do capitalismo incentivando desde cedo o consumo. As crianças são alvo de grandes empresas que usam imagens que agradam o público infantil para convencê-las a pedirem algo a seus pais. A propaganda veiculada na mídia tem feito pessoas, com menos censo crítico, chegarem ao endividamento.
A publicidade direcionada a criança é algo que não encontra nelas resistência, pois os pequenos não conseguem ainda ter defesa diante de tais ataques. O instituto Alana, organização sem fins lucrativos, tem alertado a sociedade quanto ao consumismo infantil. Hoje não é difícil encontrar crianças que já tiveram, por exemplo, mais de dois celulares elas são induzidas a pensarem que os objetos as fazem aceitáveis ao grupo e o fato de não possuir o brinquedo ou a roupa da moda traz tristeza e revolta. A propaganda manipula o telespectador e faz com que ele até sem pensar compre mesmo que não precise daquilo que comprou.
O Tênis, a roupa, a bola, o celular tudo tem que ser de uma marca que os amiguinhos possam aprovar, mas nem sempre há dinheiro para tudo isso. O consumo tem uma linha de ação que promove a desatualização em pouco tempo é preciso voltar a comprar. Pois tudo que foi adquirido já saiu de moda.
Os adultos tem o consumismo convidando para gastos e investimentos. Seguindo a mesma ilusão das crianças querem ter um carro melhor, uma bela casa etc... mas nem sempre medindo o seu poder de compra. Talvez isto explique o grande número de lojas que vendem carros semi novos, o comprador não consegue pagar ,e então o seu veículo volta ao mercado.
A sociedade precisa urgentemente criar meios para reduzir o consumismo
e ajudar até com tratamento psicológico aos que não resistem aos apelos constantes da mídia pedindo que gastemos mais e mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário