terça-feira, 30 de novembro de 2010


Mídia e Educação.
A mídia não educa porque os programas educativos não são rentáveis. Os anunciantes , orientados pelos publicitários, investem nos programas que tem apelo popular . Temos alguns exemplos : Big Brother, Pânico, Domingão do Faustão entre outros. Figuram também entre os que facilmente têm patrocínio os programas sensacionalistas que abordam a  área policial.

Quando uma emissora de televisão resolve colocar um programa educativo, escolhe um horário em sua grade que não afete os seus ganhos comerciais. Este programa então poderia estar durante a madrugada num horário de baixíssima audiência. A programação tem sido pautada pelo gosto de quem assiste e não há o mínimo interesse de mudar  estes padrões de gosto. Assim é mantida uma grande maioria do povo sendo incapaz de tecer uma crítica ao que vê na televisão ou em outros meios.

No conceito capitalista de comunicação o que se apresenta é aquilo que tem audiência, mesmo que seja algo “emburrecedor” e sem o menor fundamento inteligente. Restam os canais mantidos pelo governo como canais educativos e esporádicas iniciativas feitas por um ou outro idealista . Sonhadores que vêm seus esforços serem desdenhados pela prática comercial da publicidade que privilegia o que não presta pagando polpudos patrocínios. As Tvs públicas geralmente tem contra si, apesar do bom desempenho na intenção educacional, a falta de isenção pois por depender do governo para existir tem isso como um limitador de ação principalmente no noticiário. Não podem criticar os seus mantenedores.


 

A atitude que pode fazer a diferença é levar a sociedade a rejeitar as marcas que patrocinam o lixo que está no ar através da mídia. De alguma maneira sempre preferir aos que investem em programações que edificam   e constroem melhores condições para que a população exerça sua cidadania plena.

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