domingo, 28 de novembro de 2010

Mídia e a Glamourização do Sexo

Mídia e a glamourização do Sexo
Um toque de malícia em cada fato, uma insinuação que pode estar numa  cena explícita ou simplesmente nas palavras. É assim que a mídia sutilmente trata o sexo como algo que pode fazer de alguém um destaque na sociedade. As novelas são um ambiente ideal para o crescimento desta ideia. Difusoras do sexo livre emprestam charme e elegância  aos que fazem do relacionamento íntimo uma  mera  brincadeira.

O século 21 traz em seu cenário pessoas que  querem aparecer.  Querem as luzes dos holofotes  bem focadas e são ciosas de uma manchete que no passado era tida como escandalosa.  Vergonha agora  é não praticar  intensamente o que num passado recente só era admitido dentro de um matrimônio . Quando alguém v a traidora e o traidor que se  envolvem numa paixão tórrida,  aparentemente não sofrerem nenhum dano por suas ações, copiam , ainda  que  sem querer,  suas  atitudes.  É como se tivesse nesta  ação o poder  de  aumentar  a beleza e  o encanto  de alguém.




Valorizar a futilidade, aguçando desejos para que se  chegue ao nível de  celebridade, vem colocando como pavimento da estrada que leva a fama, muita insinuação sexual.  Um dos exemplos , são o reality shows , que apesar do vazio e pobreza cultural que representam continuam sendo sucesso na TV  brasileira. Nestes programas o sexo é passado como algo que não envolveria tanto compromisso, e que pode ser uma expressão da personalidade do homem e da mulher. É usado como auto afirmação.

Mesmo aquele  cidadão mais  comum percebe que tem condições de praticar o sexo livre, mesmo sendo feio, gordo e sem um tostão no bolso. Naquele momento todos são iguais e o que separa são apenas os cenários e luzes. Uma projeção fácil de fazer é que em poucos anos teremos multidões tratando o sexo oposto como simples ferramenta do prazer, mesmo que no fundo percebam que jamais se tornaram celebridades e nunca souberam o que é amar.

Nenhum comentário: